quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DOCUMENTÁRIO LANCEIROS NEGROS - O PREÇO DA LIBERDADE - COMEÇA A GANHAR VIDA PRÓPRIA.

ONG Movimentação apoia o projeto.
Criado para dar visibilidade a uma parte da sociedade riograndense pouco lembrada, o documentário Lanceiros Negros, o preço da liberdade sai do campo da historiografia e dos laudos científicos de muitos historiadores, para ganhar vida no campo do audiovisual.
Este documentário, que nasceu para também suprir uma demanda de conhecimento escolar (Lei 10.639/03), está sendo construido passo a passo para mostrar os dois lados da façanha farroupilha.
A ONG MOVIMENTAÇÃO que também é parceira dessa ideia, socializa e compartilha de seus resultados através de ações com o Ministério da Cultura.

3 comentários:

Mídia e Educação disse...

Parabéns pelo blog! Estou incluindo-o como referência de pesquisa em nosso blog. Abraços, Ester.

lanceirosnegros disse...

Excelente iniciativa. Apoiamos integralmente. Fundamos um Grupo Escoteiro no Bairro Restinga, em Porto Alegre (RS) justamente com este nome e com esta ideia de resgatar o que a história oficial não registra: o valor e a coragem, além da busca pelo ideal de liberdade, deste bravo corpo de lanceiros que segurou a Revolução Farroupilha.
Carlos Eduardo
http://lanceirosnegros333rs.spaces.live.com

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog, sou Gaúcha de Porto Alegre, mas sinceramente ao falar da Revolução Farroupilha para meus alunos faço questão de interrogar as mesmas questões que li no blog de vcs. Não tenho o menor orgulho. Hoje por exemplo, estou ouvindo a narração das comemorações que viraram desfile, assim de repente, e percebo um ufanismo elitista nas falas. Abraço